NOSSA CULINÁRIA DE ABRIL E MAIO

AULA DE CULINÁRIA COM NELLY HUMMEL – 27/05/2016
Nossa aula de culinária deste mês será diferente. A associada NELLY HUMMEL nos ensinará como desossar e rechear um frango. Quem quiser praticar traga o seu.
DATA: 27 de maio (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h
LOCAL: UPIS – 712/912 Sul
Confirmar a presença pelo telefone 3242-1886 – (Lea)

AULA DE CULINÁRIA COM MARIA DA GRAÇA PRECIADO – 29/04/2016
Como ocorre todo ano no mês de abril, nossa querida amiga e associada Graça Preciado nos brinda com suas receitas. Esperamos por você para degustar essas delícias que ela irá nos apresentar.  Para visualizar mais fotos clique aqui.
DATA:
29 de abril (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h
LOCAL: UPIS – 712/912 Sul

CAMARÃO NA MORANGA

foto1 foto1

Ingredientes: 30 abobrinhas italianas – 1 kg de camarão – 1 cebola grande – 3 colheres de sopa de azeite – 1  vidro de polpa de tomate – 1 pimentão —1 amarrado de cheiro verde- 1/2 litro de leite —3 colheres de sopa de farinha de trigo – queijo parmezon ralado.
Modo de fazer: Lavar as abobrinhas, secar, cortar e tirar as sementes conforme demonstrado. Colocar 2 dedos de água com sal numa panela, deixar ferver e colocar as abobrinhas viradas para baixo. Depois de 5 minutos emborcar em cima de um pano para escorrer a água e ainda mornas forrar todas
com catupiry. Reservar.
Refogar a cebola picadinha no azeite, juntar o pimentão cortado em 4,a polpa de tomate e deixar refogar por uns 5 minutos, retirar o pimentão e juntar o camarão picado, ferver 3 minutos, verificar o sal e engrossar com a farinha de trigo diluída no leite. Encher as abobrinhas, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Servir com um camarão preso na borda.

BOBÓ DE BACALHAU
Ingredientes: 1 kg de mandioca- 1 cebola grande picadinha-4 colheres de sopa de azeite-3 tomates sem pele e sem semente -1 copo de leite. Passar a mandioca crua no processador. Refogar a cebola picadinha no azeite, juntar os tomates e a mandioca. Temperar de sal e deixar cozinhar. Acrescentar 1 copo de leite e passar no liquidificador. Reservar.

foto1 foto1

1 cebola grande picadinha-3 colheres de sopa de azeite-1 colher de sopa de azeite de dendê -2 alhos espremidos – 2 colheres de sopa de pimentão verde picadinha – 2colheres de sopa de pimentão vermelho picadinho-1 folha de louro-1 envelope de hondashi-1 kg de bacalhau em Iascas-1 xícara de molho de tomate- 2 vidros de leite de coco- 2 colheres de sopa de mostarda- 1 colher de sopa de ketchup-1 colher de sopa de molho inglês-1 colher de chá de pimenta dedo de moça, sem semente, picadinha-1/2 xícara de cebolinha verde picadinha-1/3 de xícara de coentro picado. Dourar a cebola e o alho no azeite misturado ao azeite de dendê. Acrescentar os pimentões, o louro, o hondashi e o bacalhau. Deixar refogar bem. Juntar o molho de tomate, o leite de coco, a mostarda, o ketchup, o molho inglês, pimenta. Deixar em fogo médio até abrir fervura. Juntar a mandioca, verificar o sal e deixar ferver novamente. Por último os cheiros verdes.

ARROZ DE LOURO
Ingredientes:3 xícaras de arroz- 1 cebola grande picadinha – 3 colheres de sopa de manteiga —4 folhas de louro —6 xícaras de caldo de camarão- sal
Modo de Fazer:  Refogar a cebola na manteiga, juntar o arroz, refogar, acrescentar as folhas de Touro e o caldo de camarão fervendo. Verificar o sal.

foto1

Observações: Quando o prato principal for carne, o arroz de Touro tem que ser feito com caldo de carne. Quando for de aves usar caldo de galinha.

TORTA DE FIOS DE OVOS
Ingredientes: 1 e 1/2 kg de fios de ovos, cerejas.
Creme: 750 grs de açúcar, 30 gemas peneiradas, 750 ml de leite de coco, 200 grs de nozes picadas.
Modo de fazer: Levar ao fogo brando, até espessar, o açúcar, as gemas peneiradas, o leite de coco e as nozes picadas. Observação – Não deixar ferver demais para não talhar. Se acontecer, bater no liquidificador.

foto1 foto1

Montagem: Forrar uma fôrma de fundo destacável com papel manteiga (o ideal é o Dover). Colocar no fundo urna camada 1/3 de fio de ovos (2 dedos de altura). Fazer as laterais com 1/3 dos fios de ovos. Encher o meio com o recheio. Cobrir com o restante dos fios de ovos. Polvilhar com açúcar cristal e enfeitar com as cerejas. Levar ao forno para dourar.

AULA DE CULINÁRIA – LUCIA CHAVES

SALADA DE FEIJÃO FRADINHO – Depois de lavar o feijão, colocar em panela de pressão e deixar cozinhar por cinco minutos. Tem que ficar ao dente. Á parte, fazer um molho com azeite, alho amassado, cebola batidinha e Salsinha. Misturar ao feijão que já deverá estar frio.

foto1 foto1

MOUSSE DE ATUM –  2 latas de atum. 1 e ½ lata de creme de leite. 1 xícara de Maionese Hellman n’s Light. 3 folhas de gelatina branca. 3 folhas de gelatina vermelha. 1 cebola picadinha. 1 xícara de passa. Sal a gosto, pimenta do reino. Amassar com o garfo o atum. Misturar a passa, o creme de leite, a cebola picada e a maionese. Dissolver as folhas de gelatina picadas em ½ xícara de água. Misturar ao resto dos ingredientes. Untar com margarina uma forma com buraco no meio e levar a geladeira.

foto1

MOUSSE DE SIRI – 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor. 3 colheres de água, 4 xícaras de carne de siri refogadas com azeite, cebola picada e alho em rodelas. 1 ½ xícaras de creme de leite. 1 xícara de maionese. 1 colher de sopa de mostarda. 1 colher de café de pimenta do reino e sal. Caldo de 1 limão, cebola e salsa picadinha.

Maneira de fazer: Amolecer a gelatina com água e dissolver em banho-maria. Misturar a maionese. Refogar a carne de siri e depois de cozida juntar todos os ingredientes, deixando por último o creme de leite. Untar uma forma, despejar a mousse e levar à geladeira para firmar. Desenformar e enfeitar com rodelas de tomate e limão. Servir com molho de maionese bem picante.

foto1

MOUSSE SANTARÉM – 8 ovos. 1 lata de leite condensado. 1 pitada de sal. Cozinhar em água fervendo na pressão, o leite condensado, cerca de 1 hora e meia. Bater as gemas coma gemada, acrescentar o leite condensado. Continuar batendo até misturar. Acrescentar as 8 claras em neve delicadamente e levar ao congelador da geladeira.

Brasília, 1º de abril de 2016.


ENCONTRO CONJUNTO
AMIGAS DA LEITURA E DA GASTRONOMIA 

CERIMONIALISTAS: MARIA DIVA SOARES E TRUDY MATHIAS

MARIA DIVA: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA LEITURA SAUDO A TODOS OS PRESENTES NESTE EVENTO. 

3

 TRUDY: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA É COM ALEGRIA QUE SAÚDO OS PRESENTES NESTE EVENTO.

MARIA DIVA: TENHO O PRAZER DE PASSAR A PALAVRA PARA NOSSA PRESIDENTE, COSETE RAMOS GEBRIM, PARA FAZER A ABERTURA DO EVENTO.

QUE PRIVILÉGIO! 

ABRIR ESTE EVENTO COM O DVD DE NATAL, DA ARTE MIUDA, DE DIAMANTINA.

NOSSA VIAGEM EM DIAMANTINA FOI INESQUECÍVEL.

AQUI TEMOS VÁRIAS PARTICIPANTES DO GRUPO QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR A “VESPERATA”! 

MAS, PARA SURPRESA DE MUITOS, HOUVE UM ESPETÁCULO QUE ENCANTOU A TODOS. UM ESPETÁCULO TÃO BELO QUE MUTAS DE NÓS CHORAMOS DE EMOÇÃO. TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO NA IGREJA DO GRUPO DE CRIANÇAS “ARTE MIÚDA”.

QUE VOZES MARAVILHOSAS, QUE PODER DE MOVER E ENCANTAR AS PESSOAS!

NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, HOUVE UM DEPOIMENTO DA MAESTRINA SORAYA, NA IGREJA, EM FRENTE DE CENTENAS DE PESSOAS… DISSE A MAESTRINA SORAYA…

“SE NÃO HOUVESSE MINISTRO HARGREVES NÃO HAVERIA ARTE MIUDA”.

FICAMOS EMOCIONADAS E ORGULHOSAS AO OUVIR ESTAS PALAVRAS, RESALTANDO O PAPEL DE ALGÚEM A QUEM CONHECEMOS E ADMIRAMOS. COMO O MINISTRO HARGREAVES É MARIDO DE NOSSA QUERIDA SÓCIA DO CIB, HELOISA HARGREAVES, GOSTARIA DE CHAMÁ-LA PARA FICAR AQUI A FRENTE, AO MEU LADO.

É COM O MAIOR ORGULHO QUE O CLUBE INTERNACIONAL DE BRASÍLIA, NA PESSOA DE SUA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO RITA MÁRCIA MACHADO, ENTREGA AO CASAL O TROFEU MAIOR DO CIB: A FLOR DE CRISTAL. OBRIGADA AOS DOIS POR PROMOVEREM UMA INICIATIVA CULTURAL DE TAMANHO IMPACTO PARA OUVINTES DO BRASIL INTEIRO.

 

2

MARIA DIVA: VAMOS COMEÇAR O EXAME DO LIVRO DE HOJE COMER REZAR AMAR DE ELIZABETH GILBERT.

SOLICITO A RAFAEL DUARTE, ASSESSOR TECNOLÓGICO DO CIB, PARA MOSTRAR ALGUMAS CENAS DOS 3 PAÍSES ONDE A PERSONAGEM DO LIVRO VIVEU: ITALIA – COMER; INDIA – REZAR; INDONÉSIA – AMAR. 

MARIA DIVA: ABRIMOS UM BREVE ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO PELAS AMIGAS DA LEITURA.

MARIA DIVA: CHAMO A FRENTE A NOSSA PRESIDENTE COSETE PARA DESTACAR ALGUNS ASPECTOS DO LIVRO E OFERECER UM MIMO PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS.

COSETE: QUEM TROUXE O CARTÃO COM OS 7 VERBOS? FAREI ALGUNS BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO.

EXAMINAR AS PÁGINAS ONDE APARECEM OS OUTROS 4 VERBOS:

ESCOLHER – PAG. 93 – 186 – 216

SORRIR – PAG. 155 – 169 – 239 – 242

PERDOAR – PAG. 186 – 193 – 194 – 195 – 196

ABRAÇAR – PAG. 138

COSETE: ENTREGAR UM MIMO ESPECIAL, PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS! MUITO OBRIGADA POR TEREM ACEITO O DESAFIO!

COSETE: IMITANDO A PERSONAGEM, VAMOS ESCOLHER SORRIR (SORRIR SENTADO – SORRIR COM O FÍGADO), PERDOAR, E ABRAÇAR.

TRUDY MATHIAS: AGORA, ESTÁ NA HORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA. A SEGUIR TEREMOS UMA AULA DA FAMOSA “CHEF” ANA TOSCANO QUE INSPIRADA NO LIVRO COMER REZAR AMAR ENSINARÁ PRATOS DA COZINHA ITALIANA.

ANA É PROPRIETÁRIA E CHEF DO RESTAURANTE VILLA BORGHESE EM BRASÍLIA. É APRESENTADORA DO PROGRAMA “TEMPERANDO A VIDA”, DIARIAMENTE, NA TV. É PROPRIETÁRIA DA ESCOLA DE GASTRONOMIA DE BRASÍLIA. REALIZOU VIAGEM À TOSCANA E À LOMBARDIA, ONDE FORAM GRAVADOS 15 PROGRAMAS COM CHEFS E PERSONALIDADES LOCAIS, “MAMMAS” E “NONNAS”, EXECUTANDO SUAS MELHORES RECEITAS, QUE FORAM EXIBIDAS PELA REDE BAND DE TELEVISÃO. É AUTORA DO LIVRO “FÉRIAS NA PROVENCE: VOCÊ PODE!” DA EDITORA THESAURUS. 

CONVIDO OS PARTICIPANTES A ME ACOMPANHAREM ATÉ A COZINHA PROFISSIONAL DA EMBAIXADA DA POLÔNIA, PARA A ESPERADA AULA DE GASTRONOMIA!

 

4

FORMATO DE GORGONZOLA E FRUTAS SECAS

250 GRAMAS DE GORGONZOLA150 GRAMAS DE CREME DE LEITE FRESCO2 COLHERES DE SOPA DE MEL½ XÍCARA DE NOZES PICADAS½ XÍCARA DE DAMASCOS SECOS PICADOS

½ XÍCARA DE FIGOS SECOS PICADOS

½ XÍCARA DE PASSAS ESCURAS

MISTURE AMASSANDO BEM O GORGONZOLA, O CREME DE LEITE E O MEL.ADICIONE AS FRUTAS SECAS PICADAS.UNTE COM AZEITE DE OLIVA FORMINHAS DE BOMBOCADO E ENCHA COM A MISTURA. LEVE À GELADEIRA POR UMA NOITE.DESENFORME SOBRE FOLHAS VERDES E DECORE COM FRUTAS SECAS.

SIRVA GELADO ACOMPANHADO DE TORRADAS.

MOLHO DE TOMATE DA ANA.

½ XÍCARA DE ALHO CORTADO EM RODELINHAS2 CAIXAS DE POMODORINO2 XÍCARAS DE AZEITE DE OLIVA3 CEBOLAS CORTADAS EM CUBOS AQUEÇA METADE DO AZEITE E DOURE O ALHO. RESERVE. ADICIONE A CEBOLA E FRITE ATÉ COMEÇAR A DOURAR.JUNTE O ALHO DOURADO E OS TOMATINHOS. ACERTE O SAL E TEMPERE COM PIMENTA MOÍDA NA HORA.MEXA POR 10 MINUTOS E SIRVA COM PENNE (OU MASSA PREFERIDA) “AL DENTE”.

TUDO ESTAVA UMA DELÍCIA… MAS NINGUÉM RESISTIU AO DOCE!

5