ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Outubro de 2017
No dia 20/10/2017 será comentado o livro:
Hora: 15h30 – Contato com a coordenadora Maria Diva pelos telefones: 9855-2710 (grupo do whatsapp) e 3345-8079

“A Caderneta Vermelha” / AUTOR(A): Antoine Laurain

SINOPSE: ‘A Caderneta Vermelha’ Caminhando pelas ruas de Paris em uma manhã tranquila, o livreiro Laurent Letellier encontra uma bolsa feminina abandonada. Não há nada em seu interior que indique a quem ela pertence — nenhum documento, endereço, celular ou informações de contato. A bolsa contém, no entanto, uma série de outros objetos. Entre eles, uma curiosa caderneta vermelha repleta de anotações, ideias e pensamentos que revelam a Laurent uma pessoa que ele certamente adoraria conhecer. Decidido a encontrar a dona da bolsa, mas tendo à sua disposição pouquíssimas pistas que possam ajudá-lo, Laurent se vê diante de um dilema: como encontrar uma mulher, cujo nome ele desconhece, em uma cidade de milhões de habitantes?

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Setembro de 2017
No dia 18/09/2017 será comentado o livro:

“O Outro Pé da Sereia” / AUTOR(A): Mia Couto

SINOPSE: ‘O Outro Pé da Sereia’ Este novo romance do moçambicano Mia Couto faz um retrato poético, alegórico e também crítico da Moçambique contemporânea. A imagem de uma santa católica que encanta e perturba todos os que dela se aproximam é o centro de uma trama dividida em dois momentos históricos, ligados por questões étnicas, religiosas e de destino familiar.
Num deles, o jesuíta Gonçalo da Silveira parte de Goa, na Índia, em 1560, com a missão de converter ao cristianismo o imperador do Reino do Ouro, ou Monomotapa, situado na região fronteiriça entre os atuais Zimbábue e Moçambique. Segue com ele uma imagem de Nossa Senhora, a que os escravos da nau portuguesa chamam de Kianda, uma divindade das águas, e os africanos tratam por Nzuzu, a rainha das águas doces. As relações de sincretismo religioso e choque cultural entre portugueses, indianos e africanos conduzem ao segundo momento histórico.
Em 2002, dez anos depois dos acordos de paz entre governo e forças rebeldes, Moçambique é um país em recuperação. Um pastor e sua mulher, Mwadia Malunga, encontram a imagem de Nossa Senhora nas margens de um rio da pequena localidade de Antigamente. O curandeiro do lugar diz que eles conspurcaram o espírito do rio e correm grande perigo. Mwadia decide então voltar a Vila Longe, onde deixara a família, para abrigar a estátua.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – Agosto de 2017
No dia 18/08/2017 será comentado o livro:

“A Livraria Mágica de Paris” / AUTOR(A): Nina George

SINOPSE: ‘A Livraria Mágica de Paris’ Uma história emocionante de amor, de perda, e do poder dos livros. O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, “A livraria mágica de Paris” é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – JUNHO de 2017
No dia 16/06/2017 será comentado o livro:

“O Perfume da Folha de Chá” / AUTOR(A): Dinah Jefferies

SINOPSE: ‘O Perfume da Folha de Chá’ Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MAIO de 2017
No dia 19/05/2017 será comentado o livro:

“Enclausurado” / AUTOR(A): IAN MCEWAN

SINOPSE: ‘Enclausurado’ O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante – que é também tio do bebê -, assassinar o marido.
Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.

 

linhaENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MAIO de 2016
No dia 20/05/2016 será comentado o livro:

“Hibisco Roxo” / AUTOR(A): CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

SINOPSE: ‘Hibisco Roxo’ Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

“Uma história sensível e delicada sobre uma jovem exposta à intolerância religiosa e ao lado obscuro da sociedade nigeriana.” – J.M. Coetzee

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – ABRIL de 2016
No dia 15/04/2016 será comentado o livro:

“Beije-me onde o sol não alcança” / AUTOR(A): MARY DEL PRIORE

SINOPSE: ‘Beije-me onde o sol não alcança’ Um conde russo, a herdeira de um barão do café do Vale do Paraíba e uma ex-escrava. Unindo as pontas do triângulo, paixões, tragédias, a moral hipócrita de uma época, grandes fortunas, falências, derrocadas… Neste romance que parte de fatos e personagens verídicos, Mary Del Priore cria uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página. O olhar da historiadora faz um retrato vivo do tempo e dos acontecimentos que o marcaram, mas é a história de amor de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum (nomes reais que parecem inventados) que nos arrebata.

 Com descrições de uma riqueza impressionante, Mary Del Priore nos faz mergulhar na narrativa, nos carrega para dentro da história. Sentimos os cheiros, ouvimos os sons, vemos pelas frestas dos casarões um mundo onde convivem dramas, angústias, ambição, sensualidade, opressão feminina e religiosidade. Somos levados, ou nos deixamos levar. Difícil é voltar da viagem quando o livro acaba.

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA – MARÇO de 2016
Em 22 de março na residência da associada Anete Braga foi apreciado o livro:

DOIS IRMÃOS
DOIS IRMÃOS / AUTOR: MILTON HATOUM

SINOPSE: Dois irmãos‘ é a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino – o filho da empregada – narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro – a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.

 linha

ENCONTRO DAS AMIGAS DA LEITURA: 21 DE AGOSTO de 2015.
NOME DO LIVRO: SUBMISSÃO DE MICHEL HOUELLEBECQ

submi1 Submissao

AMIGAS DA LEITURA JUNHO

Amigas da Leitura – coordenadora Marlene Cabrera Moron

Livro: O Vermelho Amargo de Bartolomeu Campos Queirós

capa vermelho amargoDia: 19 de junho de 2015 Hora:15:00
Local: Bar do Capitão do Tulip Inn

Presentes: Marlene Cabrera, Tânia Marotta, Maria Olimpia Marotta, Regina Moura, Luíza Postiga, Ianthe Mattos, Filomena Abreu e Jeru Ponce.

Resumo de Marlene Cabrera

Em Vermelho Amargo, Bartolomeu Campos de Queirós viajando pelas lembranças da infância, do narrador criança, constrói situações singulares e mágicas alicerçadas em fascinante prosa poética.Metaforicamente,o fatiar de vermelho tomate transborda em dolorosas lembranças da mãe ausente,”seu passado morto,mudo,que dorme no canto da boca”.O pai,a madrasta,a faca,os irmãos,suportes do passado,apenas, somam nostalgias. Toda memória,para a órfã criança, é como o seco e frio mês de maio.

 

No mês de Abril será apreciado o livro Vintém de Cobre da escritora goiana Cora Coralina.

global_coracoralina

Data: Abril
Horário: 15h30
Local: Residência da associada Anete Braga da Costa Contato: Coordenadora, Maria Diva Dutra Soares, pelo

telefone: 3345-8079

ENCONTRO CONJUNTO

AMIGAS DA LEITURA E DA GASTRONOMIA 

CERIMONIALISTAS: MARIA DIVA SOARES E TRUDY MATHIAS

MARIA DIVA: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA LEITURA SAUDO A TODOS OS PRESENTES NESTE EVENTO. 

3

 TRUDY: COMO COORDENADORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA É COM ALEGRIA QUE SAÚDO OS PRESENTES NESTE EVENTO.

MARIA DIVA: TENHO O PRAZER DE PASSAR A PALAVRA PARA NOSSA PRESIDENTE, COSETE RAMOS GEBRIM, PARA FAZER A ABERTURA DO EVENTO.

QUE PRIVILÉGIO! 

ABRIR ESTE EVENTO COM O DVD DE NATAL, DA ARTE MIUDA, DE DIAMANTINA.

NOSSA VIAGEM EM DIAMANTINA FOI INESQUECÍVEL.

AQUI TEMOS VÁRIAS PARTICIPANTES DO GRUPO QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR A “VESPERATA”! 

MAS, PARA SURPRESA DE MUITOS, HOUVE UM ESPETÁCULO QUE ENCANTOU A TODOS. UM ESPETÁCULO TÃO BELO QUE MUTAS DE NÓS CHORAMOS DE EMOÇÃO. TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO NA IGREJA DO GRUPO DE CRIANÇAS “ARTE MIÚDA”.

QUE VOZES MARAVILHOSAS, QUE PODER DE MOVER E ENCANTAR AS PESSOAS!

NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, HOUVE UM DEPOIMENTO DA MAESTRINA SORAYA, NA IGREJA, EM FRENTE DE CENTENAS DE PESSOAS… DISSE A MAESTRINA SORAYA…

“SE NÃO HOUVESSE MINISTRO HARGREVES NÃO HAVERIA ARTE MIUDA”.

FICAMOS EMOCIONADAS E ORGULHOSAS AO OUVIR ESTAS PALAVRAS, RESALTANDO O PAPEL DE ALGÚEM A QUEM CONHECEMOS E ADMIRAMOS. COMO O MINISTRO HARGREAVES É MARIDO DE NOSSA QUERIDA SÓCIA DO CIB, HELOISA HARGREAVES, GOSTARIA DE CHAMÁ-LA PARA FICAR AQUI A FRENTE, AO MEU LADO.

É COM O MAIOR ORGULHO QUE O CLUBE INTERNACIONAL DE BRASÍLIA, NA PESSOA DE SUA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO RITA MÁRCIA MACHADO, ENTREGA AO CASAL O TROFEU MAIOR DO CIB: A FLOR DE CRISTAL. OBRIGADA AOS DOIS POR PROMOVEREM UMA INICIATIVA CULTURAL DE TAMANHO IMPACTO PARA OUVINTES DO BRASIL INTEIRO.

 

2

MARIA DIVA: VAMOS COMEÇAR O EXAME DO LIVRO DE HOJE COMER REZAR AMAR DE ELIZABETH GILBERT.

SOLICITO A RAFAEL DUARTE, ASSESSOR TECNOLÓGICO DO CIB, PARA MOSTRAR ALGUMAS CENAS DOS 3 PAÍSES ONDE A PERSONAGEM DO LIVRO VIVEU: ITALIA – COMER; INDIA – REZAR; INDONÉSIA – AMAR. 

MARIA DIVA: ABRIMOS UM BREVE ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO PELAS AMIGAS DA LEITURA.

MARIA DIVA: CHAMO A FRENTE A NOSSA PRESIDENTE COSETE PARA DESTACAR ALGUNS ASPECTOS DO LIVRO E OFERECER UM MIMO PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS.

COSETE: QUEM TROUXE O CARTÃO COM OS 7 VERBOS? FAREI ALGUNS BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO.

EXAMINAR AS PÁGINAS ONDE APARECEM OS OUTROS 4 VERBOS:

ESCOLHER – PAG. 93 – 186 – 216

SORRIR – PAG. 155 – 169 – 239 – 242

PERDOAR – PAG. 186 – 193 – 194 – 195 – 196

ABRAÇAR – PAG. 138

COSETE: ENTREGAR UM MIMO ESPECIAL, PARA QUEM ACERTOU OS 7 VERBOS! MUITO OBRIGADA POR TEREM ACEITO O DESAFIO!

COSETE: IMITANDO A PERSONAGEM, VAMOS ESCOLHER SORRIR (SORRIR SENTADO – SORRIR COM O FÍGADO), PERDOAR, E ABRAÇAR.

TRUDY MATHIAS: AGORA, ESTÁ NA HORA DAS AMIGAS DA GASTRONOMIA. A SEGUIR TEREMOS UMA AULA DA FAMOSA “CHEF” ANA TOSCANO QUE INSPIRADA NO LIVRO COMER REZAR AMAR ENSINARÁ PRATOS DA COZINHA ITALIANA.

ANA É PROPRIETÁRIA E CHEF DO RESTAURANTE VILLA BORGHESE EM BRASÍLIA. É APRESENTADORA DO PROGRAMA “TEMPERANDO A VIDA”, DIARIAMENTE, NA TV. É PROPRIETÁRIA DA ESCOLA DE GASTRONOMIA DE BRASÍLIA. REALIZOU VIAGEM À TOSCANA E À LOMBARDIA, ONDE FORAM GRAVADOS 15 PROGRAMAS COM CHEFS E PERSONALIDADES LOCAIS, “MAMMAS” E “NONNAS”, EXECUTANDO SUAS MELHORES RECEITAS, QUE FORAM EXIBIDAS PELA REDE BAND DE TELEVISÃO. É AUTORA DO LIVRO “FÉRIAS NA PROVENCE: VOCÊ PODE!” DA EDITORA THESAURUS. 

CONVIDO OS PARTICIPANTES A ME ACOMPANHAREM ATÉ A COZINHA PROFISSIONAL DA EMBAIXADA DA POLÔNIA, PARA A ESPERADA AULA DE GASTRONOMIA!

 

4

FORMATO DE GORGONZOLA E FRUTAS SECAS

250 GRAMAS DE GORGONZOLA150 GRAMAS DE CREME DE LEITE FRESCO2 COLHERES DE SOPA DE MEL½ XÍCARA DE NOZES PICADAS½ XÍCARA DE DAMASCOS SECOS PICADOS½ XÍCARA DE FIGOS SECOS PICADOS½ XÍCARA DE PASSAS ESCURAS MISTURE AMASSANDO BEM O GORGONZOLA, O CREME DE LEITE E O MEL.ADICIONE AS FRUTAS SECAS PICADAS.UNTE COM AZEITE DE OLIVA FORMINHAS DE BOMBOCADO E ENCHA COM A MISTURA. LEVE À GELADEIRA POR UMA NOITE.DESENFORME SOBRE FOLHAS VERDES E DECORE COM FRUTAS SECAS.SIRVA GELADO ACOMPANHADO DE TORRADAS.

MOLHO DE TOMATE DA ANA.

½ XÍCARA DE ALHO CORTADO EM RODELINHAS2 CAIXAS DE POMODORINO2 XÍCARAS DE AZEITE DE OLIVA3 CEBOLAS CORTADAS EM CUBOS AQUEÇA METADE DO AZEITE E DOURE O ALHO. RESERVE. ADICIONE A CEBOLA E FRITE ATÉ COMEÇAR A DOURAR.JUNTE O ALHO DOURADO E OS TOMATINHOS. ACERTE O SAL E TEMPERE COM PIMENTA MOÍDA NA HORA.MEXA POR 10 MINUTOS E SIRVA COM PENNE (OU MASSA PREFERIDA) “AL DENTE”.

TUDO ESTAVA UMA DELÍCIA… MAS NINGUÉM RESISTIU AO DOCE!

5